TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 28 de julho de 2016

CANADA E ALASKA DE MOTO - 23




GOLDEN HEART PLAZA
Fairbanks (AK) - 28 julho 2016


Mais tranquilo com as notícias de Filipe Filipec tirei o dia para conhecer um pouco de Fairbanks. Parti para Fairbanks downtown com a Helô pronto para encarar o transito e as tradicionais dificuldades de estacionamento. Parei em frente ao Museu do Gêlo , vazio por sinal, desconfiado pois tinham várias vagas e gratuitas por um período de 2 horas. Perguntei ao gerente do museu, um filipino risonho e prestativo que me levou até a esquina e, mostrando a próxima esquina e informou: downtown começa aqui e vai até ali.....E pensar que a famosa "corrida do ouro" que trouxe a "civilização" para o Alaska começou exatamente aqui !
De qualquer forma é uma cidade bem agradável, limpa, com um comércio que às vezes você pensa que não existe mas que, pelas características climáticas, se desenrola todo no interior das lojas e lanchonetes. Aquele lance de tabuleiro na porta ("Pegue 2 e pague 1"; "Mulher bonita não paga, mas também não leva", "Roube 1 e tome uma porrada do segurança", "Cuidado com a bala perdida") e cadeiras e mesas nas calçadas também não existe. No princípio achei estranho mas quando entrei numa portinha deparei-me com uma loja enorme, com vários departamentos e uma variedade de produtos incrível. Muito maneiro.
A tal de downtown termina na "Golden Heart Plaza". Um local lindo e bem cuidado, às margens do Chena River. No centro uma estátua simbolizando os pioneiros. Embora antropolagos, metidos a entender de tudo (observação minha, leigo no assunto mas temente a tudo que termina em "ólogo") desenvolvam teorias sobre a ocupação daquele espaço, a verdade é que a mitologia de indios, conhecidos hoje como Athabascans, contém muitas histórias sobre a criação dos homens e sua evolução nestas terras (ou gelo), muito antes dos "estudiosos" homologarem suas suposições. Os Athabascans quase que veneram os animais, sejam eles quais forem, prestando homenagens espirituais a todos que garantem sua sobrevivência nesta terra, de uma beleza de tirar o fôlego porém inóspita aos citadinos e coxinhas como o locutor que vos fala.



PIONEER PARK

Depois de sai da Golden Heart Plaza resolvi passar pelo Pionner Park, valeu a pena. Trata-se de uma área para onde transportaram cabanas, comércios, embarcações, estação de trem além de móveis e utensílios do final do século XIX quando começou a "Corrida do ouro" no Alaska. Os prédios são utilizados para o comércio turístico: artesanatos, fotos artísticas, lembranças, lanchonetes, etc. O museu, mantido por voluntários, na maioria idosos que, horror, não tem prioridade nas filas nem estacionamento especial. Os objetos e as próprias construções foram doados pela comunidade que frequenta o espaço com suas crianças, bicicletas e cachorros presos pela coleira sem encher o saco de ninguém. Uma beleza para quem quer se lembrar um pouco dos tempos em que cada um de nós, em sua região, tenho certeza, curtia um ambiente assim. 

Quando uma chuvinha ameaçou se tornar um chuvão resolvi cair fora e inaugurar um casaco impermeável que comprei (o meu consegui rasgar). Uma pena que esqueci de colocar a calça impermeável na moto. Cheguei ao hotel com a calça encharcada. Fiquei na dúvida se deveria tomar 1 ou meia dose do velho Jack. A alternativa foi seguir o conselho do meu velho: "-Em caso de dúvida emborque duas e feche a conta com mais meia...". Aquele mineiro era um sábio !


Abraços e beijos regulamentares...























Nenhum comentário: